Como a tributação monofásica funciona para o comércio?

Como a tributação monofásica funciona para o comércio?

 em Contabilidade para comércio, Regime Tributário

Descubra como funciona a tributação monofásica para comércio

Entenda de uma vez por todas como funciona a tributação monofásica para comércio e descubra se está perdendo dinheiro

É fato incontestável que a tributação do nosso país é uma das mais complexas, e isso pode causar uma dor de cabeça persistente para os empresários, ainda mais se a sua empresa for um comércio.

Por isso, hoje iremos esclarecer um dos conceitos mais polêmicos e complicados quando o assunto é arrecadação de impostos. Estamos falando da tributação monofásica.

Tem um comércio e nunca conseguiu entender direito como esse recolhimento funciona? Então aperte os cintos porque iremos nos aprofundar e oferecer uma dica valiosa sobre a tributação monofásica, afinal, você pode estar perdendo dinheiro a toa.

Boa leitura!

O que é e como funciona a tributação monofásica?

A tributação monofásica é aquela que deve ser recolhida apenas uma vez dentro do ciclo de um produto.

Isso quer dizer que, desde a confecção até chegar nas mãos do consumidor final, o tributo daquele produto deve ser recolhido apenas no momento de industrialização.

Os impostos a serem recolhidos pela tributação monofásica são os famosos PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Para facilitar o seu entendimento, pense no recolhimento do ICMS: este imposto é cobrado quando a indústria que produziu o produto, o vende para o atacadista.

Após isso, o ICMS também será recolhido no processo de revenda para os varejistas.

Por fim, ele é cobrado novamente, agora na venda para o consumidor final.

Como foi possível perceber, o ICMS foi recolhido três vezes durante esse ciclo, e a tributação monofásica quebra esse padrão, podendo ser recolhida uma única vez.

O que fazer se paguei mais do que devia?

Porém, um dos principais erros de donos de comércio em relação à tributação monofásica, é que muitos ainda realizam o seu pagamento mais de uma vez.

Isso acontece porque ainda é muito comum que as pessoas não busquem obter um conhecimento mais amplo sobre a tributação no Brasil.

Porém, não contente com isso, realizar o pagamento quando não é necessário, faz com que você perca uma quantia que poderia ser redirecionada para outros investimentos cruciais.

Você como comerciante, sabe que qualquer valor é importante, então evite cometer o mesmo e economize um valor considerável para o seu caixa.

A recuperação tributária

Para sorte de muitos, no caso de realizar os pagamentos indevidos da tributação monofásica, pode ser realizada a recuperação tributária.

Nesse processo legal, é possível recuperar o valor excedente de até cinco anos anteriores, mas para isso, é importante contar com um profissional da contabilidade.

Conte com a ajuda da Martins Alves Contabilidade

Nós, da Martins Alves Contabilidade, podemos oferecer um serviço específico para recuperação tributária para comércios dos segmentos de auto peças, bares, combustíveis, restaurantes, cosméticos, farmácias, entre outros.

Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo! A nossa equipe de contadores altamente qualificados, irá te atender e tirar qualquer dúvida sobre os nossos serviços.

Só não continue permitindo que o seu comércio siga perdendo dinheiro, pagando valores dobrados e indevidos sobre a tributação monofásica.

Esperamos por você, até a próxima!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Recomendado só para você
Conheça o método infalível para realizar a recuperação de crédito…
Cresta Posts Box by CP
Recuperacao Tributaria Para Clinica Como Conseguir - Martins AlvesEvite Acumulo Ou Falta De Mercadorias Em Seu Comercio Com Um Controle D Emercadoria Efetivo Post - Martins Alves