Honorários advocatícios: o que você precisa saber

Honorários advocatícios: o que você precisa saber

 em contabilidade para advogados, Gestão de negócio

Saiba o que são honorários advocatícios e descubra como elaborar os seus de maneira simples

Se você é um recém-advogado e está prestes a atuar na sua área, não deixe de conferir este artigo para saber como cobrar os seus honorários advocatícios

Por mais que o ramo da advocacia seja de alta competitividade em um mercado acirrado, não podemos negar: para se tornar um advogado – hoje – é preciso encarar uma série de desafios, inclusive a tão conhecida e temida prova da OAB.

No final das contas, muita gente fica pelo caminho e precisa de mais alguns anos de dedicação para, enfim, tornar-se advogado, mas ainda bem que, no seu caso, essa batalha já foi vencida.

E hoje, independente de você atuar em escritório de terceiros, talvez o seu grande objetivo seja ter o seu próprio escritório, e aí as responsabilidades serão ainda maiores, sendo que você precisa ter um domínio ainda maior de conhecimento, tanto da sua atividade-fim, quanto de outros pontos, como o seu administrativo, contabilidade e financeiro.

No entanto, agora, queremos tratar de um tema que costuma gerar dúvidas em muitos advogados iniciantes: os honorários advocatícios.

Portanto, siga conosco e fique por dentro do assunto!

O que são honorários advocatícios e como definir os seus

Bom, quando falamos de honorários advocatícios, você tem que entender que estamos tratando da remuneração de um advogado devidamente inscrito na OAB.

Diferentemente de quem atua como CLT e possui salário fixo, os advogados atuam como profissionais liberais e a cada serviço prestado para determinado cliente fazem a cobrança dos honorários advocatícios.

Agora, a grande dúvida é: quanto você deve cobrar pelos honorários advocatícios?

O que você precisa saber é que a própria OAB disponibiliza uma porcentagem que você pode utilizar como referência para ter como base os valores que fixará pelos seus serviços, mas como a entidade atua em diversas regiões do país, obviamente existem algumas distorções a depender do seu estado.

No entanto, temos algumas dicas que irão te ajudar muito:

  • Entenda qual é o seu momento profissional;
  • Tenha coerência com o perfil de público que você atua;
  • Atue com uma média entre 10% e 20% do valor da causa.

Cuide bem da sua contabilidade

Dar um passo além na carreira exige bastante organização e planejamento, principalmente com relação à sua contabilidade.

E para não deixar as suas contas sem um olhar mais criterioso, nada melhor do que contar com profissionais capacitados para cuidar de todos os detalhes do seu escritório de advocacia. Assim, é possível ter mais tranquilidade na defesa dos interesses dos seus clientes.

Conte com a Martins Alves!

Nós, da Martins Alves, somos uma contabilidade especializada em advogados e estamos prontos para garantir uma gestão de primeira para o seu negócio.

Com os nossos serviços de excelência, você atua em total conformidade com as leis vigentes e sempre distante de problemas e preocupações.

Sendo assim, não hesite em nos contatar e fique por dentro da nossa variedade de serviços que farão total diferença no seu negócio.

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Recomendado só para você
Saiba como escolher entre os tipos de empresa ME, MEI…
Cresta Posts Box by CP
Me Mei E Epp Descubra Como Escolher O Tipo Mais Adequado Para Iniciar Sua Empresa Post - Martins AlvesTenha Total Controle Sobre Os Seus Pacientes De Maneira Facil Rapida E Gratuita Post - Martins Alves