Legalizar comércio: tudo o que você precisa saber

Legalizar comércio: tudo o que você precisa saber

 em Contabilidade para comércio, Gestão de negócio

Legalizar a empresa é fundamental para seu comércio. Estar em dia com as questões fiscais e tributárias é muito importante, além de facilitar no controle financeiro

Muitos comerciantes precisam lidar com o processo de legalização do seu negócio. Neste artigo daremos dicas de como legalizar seu comércio de forma correta. 

Legalizar seu comércio desde o início, além de correto, passa segurança para o seu negócio.

Contar com todos os registros em dia, pagamentos de tributos, ajuda na reputação positiva para seu negócio.

Além de ser um facilitador nas contratações da sua empresa, o planejamento financeiro fica mais fácil de ser entendido.

Mas você sabe como funciona a legalização de um comércio?

Como legalizar o meu comércio?

Para que o seu comércio funcione dentro da legislação, existem registros que precisam ser apresentados além do nome da sua empresa e CNPJ.

Listamos aqui o passo a passo de como regularizar de forma correta:

  • Contrato Social: o documento que consta os dados pessoais dos sócios, capital e porcentagem dessa sociedade;
  • Registro na Junta Comercial: após a disponibilidade do nome escolhido para a sua empresa (sua razão social), você deve cadastrar seu comércio na Junta Comercial de sua cidade e, posteriormente, emitir seu CNPJ e Inscrição Estadual;
  • Alvará de funcionamento: após comprovação de que todas as exigências pertinentes ao seu negócio estão aprovadas junto à prefeitura, as licenças de funcionamento e localização serão expedidas. Assim, seu comércio está autorizado a atuar de acordo com a legislação;
  • Licença do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária: solicitar a vistoria do corpo de bombeiros, agendamento e pagamento da taxa para que a licença seja expedida se o comércio estiver dentro da legalidade. Para comércios do ramo alimentício, a licença só é expedida após a vistoria da Vigilância Sanitária da cidade;
  • Registro na Previdência Social: no prazo de até 30 dias após a abertura, seu comércio precisa ser registrado na Previdência Social. Assim, os tributos para o INSS poderão ser pagos – legalizando a sua empresa para que contratações de colaboradores possam ser feitas.

Para que seu comércio possa atuar de forma legal, é necessário que toda a documentação com todos os registros em dia seja apresentada. Caso queira entender melhor como funciona o processo de legalização do comércio, confira estas postagens:

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO – COMO EMITIR DE MANEIRA SIMPLES

CONTABILIDADE PARA COMÉRCIO – PORQUE CONTAR COM UMA:

Portanto, lembre-se: não regular o seu comércio possui seus riscos…

A não regularização e seus riscos

Você tirou do papel o grande sonho de ter o seu comércio e sabe que precisa regularizar o quanto antes para não ter nenhum tipo de problema, certo?

Ter todas as obrigações fiscais do seu comércio impede que você seja notificado por atuar sem licença.

Além de evitar o risco de multas ou até o encerramento das atividades do seu estabelecimento.

Ter apoio contábil faz com que a sua empresa não corra riscos como os mencionados acima. E, por esse motivo, contar com quem entende faz toda diferença!

Contabilidade para o seu comércio

Além de ter papel fundamental desde a abertura da empresa, contar com um serviço eficiente de contabilidade para o seu comércio faz com que você tenha segurança e organização desde a legalização até a gestão dele.

Sendo assim, a Martins Alves Contabilidade é a aliada que o seu comércio precisa…

Conte com a Martins Alves Contabilidade

Mostrado o cenário de como você deve legalizar o seu comércio, a Martins Alves dispõe de um time que lhe auxiliará na formalização legal do seu negócio. Contribuindo também para que haja organização financeira e fiscal.

Portanto, caso queira legalizar seu comércio de forma correta, conte com a ajuda de especialistas com vasta experiência em soluções contábeis…

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Estar em dia com as questões fiscais e tributárias!

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